Cadastre-se

22/10
Blinde seu gramado do ataque de pragas e doenças com soluções caseiras simples

Ter um gramado 100% uniforme e saudável nem sempre é uma tarefa fácil para quem se aventura no universo da jardinagem. Isso porque, apesar da manutenção periódica e do plantio adequado, uma série de doenças e pragas pode colocar em risco a beleza da grama, prejudicando seu crescimento e deixando-a com manchas.

Mais comuns em coberturas mal nutridas, com excesso de umidade e podas muito baixas, os principais problemas das gramíneas devem ser combatidos com a adubação trimestral de Dona Flor Gramados e soluções caseiras simples, capazes de cortar o mal pela raiz. Confira:

Calda bordalesa - uma das principais armas contra os fungos, pode ser feita em casa com três colheres (de sopa) de sulfato de cobre – vendido em lojas de jardinagem -, três colheres (de sopa) de cal virgem e cinco litros de água.

Macerado de pimenta - ajuda a repelir todos os insetos, principalmente cochonilhas e pulgões. Para isso, a pimenta utilizada deve ser socada numa vasilha, coberta com água. Depois disso, a mistura deve descansar de um dia para o outro e filtrada para que haja a pulverização.

Batida de alho - ajuda a manter longe brocas, cochonilhas, ácaros, pulgões, lagartas e ferrugem. Para isso, basta bater um dente de alho no liquidificador para cada litro de água, lembrando-se de coar bem a mistura para pulverizá-la.

Calda de fumo de corda - ajuda a controlar o ataque de cochonilhas, pulgões, lagartas e ácaros, deve ser aplicada no gramado com borrifador. Para fazê-la, é necessário picar cinco centímetros do fumo de corda e colocá-los de molho na água com álcool (cerca de uma tampinha é o suficiente) por 24 horas. Em seguida, basta coar a mistura e diluí-la em água na proporção 1×3.

Sabão de coco - simples de fazer, pode atuar no combate a cochonilhas, pulgões e ácaros. Para fazer a receita, é preciso raspar uma colher (de sopa) do sabão e dissolvê-lo em dois litros de água quente, deixando-o frio e coado para a aplicação.

Posts Relacionados