Cadastre-se

Enciclopédia

Busque uma planta
Alface americana < voltar
Thinkstock

Nome científico: Lactuca sativa L.

Família: Asteraceae.

Origem: nativa de regiões da Ásia e do Leste Mediterrâneo.

Características: hortaliça folhosa mais difundida no mundo, sendo cultivada em quase todos os países, a alface tipo americana é repolhuda, com folhas crespas de cor verde claro, textura crocante e sabor suave. Fã de climas amenos, se desenvolve muito bem em ambientes com temperaturas entre 20 e 25 graus, mas pode ser semeada em qualquer época do ano e em todo o Brasil.

Reprodução: sua propagação se dá por meio de sementes, compradas em casas especializadas em insumos para a agricultura.

Solo: prefere solos de textura média, com aspecto fofo, de baixa acidez e boa disponibilidade de nutrientes.

Cultivo: o plantio pode ser realizado em pequenas hortas caseiras e até mesmo em jardineiras ou caixotes que tenham, no mínimo, 25 centímetros de altura. Para isso, primeiro, devem-se formar as mudas da espécie em sementeiras ou bandejas de isopor. Logo depois disso, quando elas estiverem com cinco ou sete centímetros de altura, basta transplantá-las para os canteiros, respeitando os espaçamentos de 35 cm entre plantas e entre linhas, ou para os recipientes escolhidos. A irrigação deve ser feita diariamente de manhã ou final da tarde, dependendo do clima da região e das condições do solo.

Adubação: para que o pé de alface tenha maior enraizamento e produtividade, além de folhas vistosas, aplique Dona Flor Horta a cada três meses.

Podas: faça a poda de limpeza, lembrando-se de retirar plantas invasoras e afastar insetos.

Dicas: escolha as sementes na hora da compra de acordo com o clima da época ou da região, pois altas temperaturas e muita luminosidade provocam o florescimento precoce, tornando as folhas leitosas e amargas.

Crédito da imagem: Thinkstock