Cadastre-se

Enciclopédia

Busque uma planta
AMOR-PERFEITO < voltar
FOTO_AMORPERFEITO

Nome científico: Viola x wittrockiana.

Família: Violaceae.

Origem: Ásia e Europa.

Características: o amor-perfeito é uma planta de ciclo anual, que atinge altura entre 20 e 25 cm, caracterizada por caule curto e ramificado, com folhas lisas, cerosas e denteadas. É considerada a rainha dos jardins no inverno devido à sua beleza delicada que encanta a todos. Suas flores são grandes, muito vistosas e com o aspecto de “carinha”. Suas cores são muitas e passam pelo amarelo, azul, roxo, branco, rosa, marrom e preto. A espécie também apresenta ramagem verde-escura, macia e frágil.

Época de floração: inicia-se no inverno e permanece durante a primavera.

Reprodução: sua multiplicação se dá por meio de sementes.

Solo: substrato rico em composto orgânico, solto e bem drenado que conte com uma mistura peneirada de 2/3 de terra vegetal e 1/3 de areia fina.

Cultivo: deve ser cultivada sempre a pleno sol, em solos ricos em matéria orgânica e regados frequentemente. É muito versátil, podendo ser plantada tanto em vasos quanto em canteiros, em caixas ou bandejas específicas para essa finalidade. Para se desenvolver plenamente, precisa ser regada de duas a três vezes por semana nos meses quentes e uma vez por semana nas épocas frias.

Adubação: para estimular a floração, aplique Dona Flor Flores a cada 15 dias durante a primavera e outono, ou se preferir, Dona Flor Flores e Plantas a cada três meses.

Podas: recomenda-se podar após a floração e usar os brotos novos como estacas para mudas.

Cuidados: espécie deve ficar protegida da radiação solar das 10h às 17h e deve ficar longe de ventos fortes.

Dicas: quando semeada em canteiros, vale a pena utilizar cobertura alta nas horas mais quentes do dia para proteger as mudas.

 

Crédito: Shutterstock