Cadastre-se

Enciclopédia

Busque uma planta
Beterraba < voltar
enciclopedia_beterraba_dona-flor-nutrientes-para-plantas

Nome científico: Beta vulgaris.
Família: Chenopodiaceae.
Origem: Europa e norte da África.
Características: hortaliça muito popular, rica em açúcares, sais minerais e vitaminas, possui formato semelhante a um pião e casca de cor vermelha. Suas folhas são grandes, têm bordas recortadas, coloração verde, na parte superior, e vermelha, na inferior, além de talos longos e firmes. Já as raízes tuberosas (adaptadas para armazenar nutrientes, vitaminas e energia), são de cor vermelha-escura, muito doces e saborosas.
Reprodução: realizada por meio de sementes.
Cultivo: precisa ser cultivada sob sol pleno, em solo enriquecido com matéria orgânica, bem drenado e irrigado regularmente. Desenvolve-se bem tanto em canteiros (bem destorroados, sem pedras e pedaços de galhos) quanto em vasos (com cerca de 20 ou 25 centímetros de altura). Se houver a necessidade de um rendimento maior ou melhor, a espécie deve ter suas sementes plantadas em uma sementeira, a um centímetro de profundidade, em sulcos com a distância de 15 centímetros entre si, e transplantadas quando tiverem 15 centímetros de altura. Originária de regiões de clima temperado da Europa e do norte da África, tem seu plantio mais garantido em locais de clima frio. As temperaturas mais adequadas para o seu desenvolvimento estão dentro da faixa de 10 a 20ºC. A colheita inicia-se em 70 dias, durante o verão, e em 80, no inverno.
Adubação: realizada a cada três meses com Dona Flor Horta para proporcionar um crescimento mais vigoroso da planta e a sua maior capacidade de absorção dos nutrientes.
Dicas: deixe as sementes mergulhadas na água por doze horas antes do plantio para melhorar a germinação, pois o que se usa como semente é, na verdade, um pequeno fruto com quatro ou cinco sementes.

Crédito da imagem: Thinkstock