Cadastre-se

Enciclopédia

Busque uma planta
ESPADA-DE-SÃO-JORGE < voltar
FOTO_ESPADASAOJORGE

Nome científico: Sansevieria trifasciata.

Família: Ruscaceae.

Origem: África.

Características: com folhas de visual ornamental, a espada-de-são-jorge se destaca por exigir pouca manutenção e pela sua grande resistência a condições adversas de cultivo. A planta é formada por rizomas e possui folhas espessas verticais que podem atingir de 70 a 90 cm de altura. Elas apresentam coloração verde acinzentada com manchas transversais em verde escuro e borda amarela. Algumas folhas, porém, se apresentam somente verdes com listras em tom mais escuro. Suas flores são branco-amareladas, perfumadas e pequenas.

Época de floração: geralmente no verão.

Reprodução: multiplica-se por divisão da planta pelas raízes ou também por estacas feitas das folhas, enterrando-se a base.

Solo: não necessita de solo especial, mas para o seu bom desenvolvimento é fundamental que ele seja bem drenado e ligeiramente arenoso.

Cultivo: espécie se desenvolve melhor quando plantada em locais com pleno sol ou à meia-sombra. É resistente tanto à estiagem, como ao frio e ao calor, além de ser pouco exigente quanto à fertilidade. Pode ser cultivada em vasos ou em grupos, formando bordaduras ou mesmo para compor maciços.

Adubação: faça o uso periódico de Dona Flor Flores e Plantas a cada 3 meses ou Dona Flor Folhagens a cada 15 dias para garantir o bom enraizamento e crescimento uniforme da planta.

Podas: não é necessária. Tente não partir a extremidade superior das folhas, pois isso impede o seu crescimento. Corte as folhas mais velhas rente ao solo e utilize-as para reproduzir a planta.

Cuidados: evite regas demasiadas, pois isso pode causar o apodrecimento da planta. Deixe a terra secar bem antes de regar novamente. Troque a planta de vaso assim que suas raízes preencherem todo o recipiente.

Dicas: as regas para esta planta devem ser bem espaçadas.

 

Crédito: Shutterstock