Cadastre-se

Enciclopédia

Busque uma planta
GRAMA ESMERALDA < voltar
FOTO_GRAMA

Nome científico: Zoysia japonica.

Família:
Poaceae.

Origem: Ásia.

Características: com folhas estreitas, pequenas, pontiagudas e de coloração verde intensa, a grama esmeralda é rizomatosa, isto é, seu caule fica embaixo do solo, fazendo com que suas folhas cresçam para cima. Possui forte enraizamento e alto índice de resistência, suportando até o pisoteio de animais. Por isso, é perfeita para jardins residenciais, condomínios, empresas, campos esportivos e playgrounds. É vendida comumente na forma de placas e mudas (plugs) e forma gramados muito densos e macios quando bem cuidada.

Reprodução: multiplica-se pela divisão dos rizomas enraizados.

Adubação: aplique Dona Flor Gramados a cada três meses para manter a coloração intensa da grama, um bom enraizamento e crescimento uniforme.

Solo: bastante popular no mercado, a grama esmeralda se desenvolve melhor em solos arenosos. Por isso, antes de plantá-la, vale a pena fazer uma camada de 20 a 30 cm de areia para que ela possa crescer plenamente.

Cultivo: rústica, a grama deve ser cultivada a pleno sol, em solos férteis, com nutrições semestrais e regas regulares. De grande efeito ornamental, ela apresenta um baixo índice de infestação de plantas daninhas e baixa necessidade de manutenção.

Podas: recomendada para os jardineiros iniciantes, essa espécie de grama requer apenas cortes periódicos, realizados sempre que a sua altura for maior do que três centímetros.

Cuidados: regas e podas devem ser regulares.

Dicas: não é indicada para locais de tráfego intenso e nem para áreas sombreadas.

 

Crédito: Shutterstock