Cadastre-se

Enciclopédia

Busque uma planta
Manjericão < voltar
manjericao_enciclopedia_donaflor

Nome científico: Ocimum basilicum.

Família: Lamiaceae.

Origem: Índia.

Características: bastante popular nas pizzarias, conta com folhas decorativas, delicadas e saborosas. Pode atingir até um metro de altura e se divide em diferentes variedades, classificadas em função de seu aroma e também a partir de características morfológicas como o porte, formato da copa, tamanho e coloração da folhagem. O manjericão de cor verde é o mais conhecido.

Reprodução: multiplica-se facilmente por meio de estacas de ponteiro (retiradas dos ramos das plantas), postas a enraizar na primavera, ou por sementes.

Solo: se desenvolve bem em solos férteis, bem drenados, isentos de pragas e enriquecidos com matéria orgânica.

Cultivo: para ter a espécie dentro ou fora de casa, deve-se cultivá-la em vasos ou diretamente em canteiros adubados, situados em locais que recebem, no mínimo, quatro horas de sol por dia e sejam, de preferência, bem arejados. Não tolera frio, geadas e calor intenso e nem tampouco muitas colheitas subsequentes, que acabam exigindo o seu replantio. Precisa ser irrigada a cada dois dias.

Adubação: para aumentar a vida útil da espécie, aplique Dona Flor Ervas e Temperos a cada 15 dias para melhorar o enraizamento da planta, fornecer a quantidade certa de nutrientes essenciais para o seu pleno desenvolvimento e ativar suas defesas naturais, tornando-a mais resistente ao ataque de pragas e doenças.

Podas: o primeiro corte deve ser feito somente após três meses do plantio, a 40 centímetros do nível do solo. Repita o processo a cada 50 ou 60 dias, ou quando observar que há uma aproximação das copas, a ponto de prejudicar as folhas mais baixas por impedir a luminosidade. Os cortes favorecem sua produtividade, pois o manjericão volta a brotar e a ramificar.

Dicas: apesar de as folhas poderem ser colhidas quando a planta atingir cerca de 1,2 metro de altura, a primeira colheita é indicada somente após três meses do plantio.

Crédito da imagem: Thinkstock