Cadastre-se

17/09
Saiba como desidratar seus temperos para usá-los por muito mais tempo

Quem está com a horta de temperos a pleno vapor dentro de casa logo se depara com a necessidade de criar soluções para não desperdiçá-los. Uma boa alternativa para isso é a desidratação – processo de secagem no qual se retira a água contida nas ervas e concentram-se os seus princípios ativos como uma forma de mantê-las preservadas por muito mais tempo. Eficaz, a técnica precisa, no entanto, ser feita corretamente para que as propriedades das espécies utilizadas sejam resguardadas. Por isso, confira, no passo a passo a seguir, como desidratar as mais variadas especiarias de forma simples e natural.

Escolha dos temperos
O primeiro passo para a secagem das ervas aromáticas é retirá-las com cuidado da horta, usando ferramentas adequadas e lembrando-se sempre de selecionar as mais saudáveis. Faça a poda sempre acima do primeiro nó da sua plantinha, para perpetuar a ramificação. Feito isso, basta separar os temperos em pequenos maços, lavá-los com cuidado sob a água corrente e sacudi-los bem para que fiquem completamente secos.

Armazenamento
Depois de serem devidamente lavados e estarem 100% sequinhos, os temperos escolhidos têm de ser armazenados para que não percam seus princípios ativos. Por isso, devem ser espalhados numa bandeja de papelão, forrada com papel toalha ou papel de seda, cobertos com outro papel toalha e guardados em local arejado que não receba sol direto. Para que possam ficar desidratadas, as espécies precisam ficar guardadas durante quatro dias. Após esse período, as folhas devem ser viradas de lado e cobertas novamente até que fiquem quebradiças ao toque.

Recipientes
Com a etapa da desidratação concluída, os temperos devem ser colocados em recipientes ou sacos plásticos bem lacrados e devidamente identificados, pois as ervas, depois de secas, são mais difíceis de serem reconhecidas. Além disso, vale a pena colocar a data da armazenagem e sempre lembrar que os temperos desidratados por métodos caseiros costumam durar cerca de seis meses.

Sempre em produção
Para manter a sua horta de temperos sempre produtiva, aplique Dona Flor Ervas e Temperos a cada quinze dias. O produto irá fazê-la absorver com maior eficiência os nutrientes e ter folhas mais verdes e vistosas.

 

Posts Relacionados