Cadastre-se

15/06
Temperos e algumas hortaliças são ideais para jardineiros solteiros e com pouco tempo

Hobby cada vez mais popular entre as pessoas que buscam relaxar e se “desligar” do mundo, a jardinagem também pode ser adotada pelos homens que não param em casa, mas almejam ter uma horta de temperos e vegetais fresquinhos ao seu alcance. Isso porque, ao contrário do que se imagina, diversas variedades de plantas dão pouquíssimo trabalho e podem ser facilmente cultivadas pelos amantes da natureza que também não contam com a ajuda feminina.

A escolha do que plantar depende do espaço. Em apartamentos ou casas pequenas, a melhor opção é apostar no cultivo de ervas aromáticas, como hortelã, alecrim, manjericão, tomilho, salsinha, sálvia e cebolinha, que se desenvolvem rapidamente, são práticas e super fáceis de cuidar.

Já em quintais e sacadas, que permitem vasos grandes, jardineiras e até mesmo canteiros, as hortaliças ganham espaço. “Neste caso, dá para plantar couve, tomate-cereja, alface, rúcula, entre outros vegetais”, informa Maier Gilbert, paisagista e agrônomo da Maier & Alê Paisagismo, de São Paulo.

Antes de escolher as espécies, no entanto, é fundamental ficar atento ao requisito básico para a durabilidade de qualquer horta: a incidência do sol. O ideal é que o espaço escolhido tenha iluminação natural durante quatro horas por dia.

Cuidados básicos
Tão importante quanto à escolha do lugar e das espécies cultivadas, a rega deve ser feita diariamente pelo jardineiro e na medida certa. “Uma dica para saber se a planta precisa ou não ser regada, é colocar o dedo na terra. Se ela ficar grudada, é porque a planta já tem água suficiente”. Para garantir uma boa colheita, aplique os nutrientes Dona Flor Ervas e Temperos a cada 15 dias, é superprático e já vem pronto para usar.

Posts Relacionados